Guiada pelo cliente, movida pela inovação: como a GM está moldando a mobilidade do futuro

Escala global e investimentos estratégicos aceleram a entrega de novas tecnologias para os clientes em todo o mundo. Direção assistida, baterias de nova geração, inteligência artificial e veículos definidos por software estão moldando hoje os carros do amanhã

2025-06-12


DETROIT – As novas necessidades dos consumidores estão no centro da transformação que a General Motors conduz em escala global. A companhia está investindo em soluções que tornam seus veículos mais seguros, inteligentes e sustentáveis - e que colocam o cliente como protagonista da próxima era da mobilidade.

Como parte dessa transformação, a GM adota uma estratégia baseada em quatro pilares: eletrificação, conectividade, IA e veículos definidos por software. Com foco em ampliar o acesso a tecnologias avançadas, a empresa aposta em sistemas de propulsão mais eficientes, experiências digitais inovadoras e soluções que atendem à crescente demanda por veículos elétricos. Tudo isso com o objetivo de construir uma mobilidade mais limpa, segura e inteligente para todos.

“Na GM, tudo começa com os nossos clientes. Oferecemos opções em todo o nosso portfólio de veículos a combustão com design primoroso e na mais ampla linha de veículos elétricos do mercado”, afirma Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de Mercados Globais da General Motors.

Estamos desenvolvendo tecnologias de ponta para assistência ao condutor e direção semiautônoma com o propósito de reduzir falhas humanas, salvar vidas e ampliar o acesso à mobilidade inteligente.

Expansão elétrica em ritmo acelerado
A Cadillac lidera a ofensiva elétrica global da GM, com os luxuosos modelos OPTIQ, VISTIQ e LYRIQ sendo lançados em diferentes regiões, enquanto os sofisticados LYRIQ-V, Escalade IQ e CELESTIQ ainda estão sendo apresentados em determinados mercados.

A Chevrolet fortalece sua posição no segmento com EVs estratégicos como Blazer, Equinox e Silverado, tornando-se hoje a segunda marca que mais vende veículos elétricos nos Estados Unidos.

A eletrificação também chegou à sua lenda das pistas: o Corvette E-Ray é o primeiro modelo eletrificado da história do esportivo, unindo um potente motor V8 ao sistema de tração elétrica dianteira para entregar aceleração instantânea e tração nas quatro rodas. Combinando tradição e inovação, o E-Ray demonstra como a eletrificação pode ampliar os limites da performance sem comprometer a essência da condução esportiva.

Na GMC, o destaque é para a imponente e tecnológica linha HUMMER EV, que inclui SUV e picape com desempenho off-road extremo, além da inovadora Sierra EV, que redefine os limites do que um veículo elétrico utilitário pode oferecer, também com autonomia elevada.

A linha HUMMER EV, por sua vez, passa a contar com o modo King Crab, uma funcionalidade avançada de esterçamento traseiro que aprimora a capacidade de manobra em trilhas e terrenos extremos.

Esses modelos já contam com a tecnologia Vehicle-to-Home (V2H), que permite ao carro fornecer energia para uma residência durante apagões ou picos de consumo por meio de um carregador bidirecional exclusivo.

Tecnologia de ponta para uma mobilidade mais acessível
Para ampliar o acesso global à mobilidade elétrica, a GM acelera o desenvolvimento de soluções avançadas: células prismáticas de bateria com alto teor de manganês (LMR), desenvolvidas em parceria com a LG Energy Solution, oferecem 33% mais densidade energética que as melhores células de fosfato de ferro-lítio (LFP), mas com custo equivalente.

A produção nos Estados Unidos começa em 2028, com foco em picapes e SUVs elétricos de grande porte.

Condução semiautônoma e conectividade de nova geração
Presente em mais de 20 modelos das marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC, o Super Cruise oferece direção sem as mãos, trocas automáticas de faixa e suporte a reboque. Até o final de 2025, o sistema deve cobrir aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros de estradas mapeadas na América do Norte.

A GM também avança na era dos veículos definidos por software (SDVs) com sua Plataforma de Inteligência Veicular (VIP), que permite atualizações remotas, integração com casas inteligentes, conectividade V2X (veículo-para-tudo) e compatibilidade com serviços como OnStar, Google Built-in, myChevrolet e myCadillac, por exemplo.

IA impulsiona eficiência e segurança
A inteligência artificial tem papel cada vez mais central nas operações da GM. Em parceria ampliada com a NVIDIA, a empresa está integrando IA, simulações e computação de alto desempenho nos processos de desenvolvimento e fabricação de veículos.

Entre os destaques estão os gêmeos digitais das linhas de produção, que permitem otimizar operações por meio de simulações virtuais, e sistemas preditivos que identificam falhas em equipamentos com antecedência, aumentando a segurança e a eficiência.

Grande parte dessas inovações nasce no GM Technical Center, localizado em Warren (Michigan), um dos centros de engenharia e pesquisa mais avançados do mundo.

Multitecnologia e liberdade de escolha
A GM também reafirma seu compromisso com uma abordagem multitecnológica para propulsão. Além dos veículos totalmente elétricos e eletrificados, a empresa segue investindo no aperfeiçoamento de motores a combustão de alto desempenho, como o novo V8 atualmente em desenvolvimento para aplicações específicas.

A estratégia reconhece que a transição para a mobilidade sustentável deve ser guiada pela ciência, pela viabilidade econômica e, sobretudo, pela liberdade de escolha do consumidor.

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Sobre a Chevrolet:

Fundada em 1911 em Detroit, a Chevrolet é hoje uma das maiores marcas de automóveis do mundo. Os modelos Chevrolet incluem veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética. Oferecem design, desempenho e tecnologias avançadas, incluindo recursos de segurança passiva e ativa, com foco na melhor relação custo-benefício. Mais informações sobre os modelos Chevrolet podem ser encontradas no site Chevrolet.

Engenheiro da General Motors no Laboratório de Software localizado no Centro Tecnológico de Warren, Michigan
Engenheiro da General Motors no Laboratório de Software localizado no Centro Tecnológico de Warren, Michigan

DETROIT – As novas necessidades dos consumidores estão no centro da transformação que a General Motors conduz em escala global. A companhia está investindo em soluções que tornam seus veículos mais seguros, inteligentes e sustentáveis - e que colocam o cliente como protagonista da próxima era da mobilidade.

Como parte dessa transformação, a GM adota uma estratégia baseada em quatro pilares: eletrificação, conectividade, IA e veículos definidos por software. Com foco em ampliar o acesso a tecnologias avançadas, a empresa aposta em sistemas de propulsão mais eficientes, experiências digitais inovadoras e soluções que atendem à crescente demanda por veículos elétricos. Tudo isso com o objetivo de construir uma mobilidade mais limpa, segura e inteligente para todos.

“Na GM, tudo começa com os nossos clientes. Oferecemos opções em todo o nosso portfólio de veículos a combustão com design primoroso e na mais ampla linha de veículos elétricos do mercado”, afirma Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de Mercados Globais da General Motors.

"Estamos desenvolvendo tecnologias de ponta para assistência ao condutor e direção semiautônoma com o propósito de reduzir falhas humanas, salvar vidas e ampliar o acesso à mobilidade inteligente”, completa.

Expansão elétrica em ritmo acelerado
A Cadillac lidera a ofensiva elétrica global da GM, com os luxuosos modelos OPTIQ, VISTIQ e LYRIQ sendo lançados em diferentes regiões, enquanto os sofisticados LYRIQ-V, Escalade IQ e CELESTIQ ainda estão sendo apresentados em determinados mercados.

A Chevrolet fortalece sua posição no segmento com EVs estratégicos como Blazer, Equinox e Silverado, tornando-se hoje a segunda marca que mais vende veículos elétricos nos Estados Unidos.

A eletrificação também chegou à sua lenda das pistas: o Corvette E-Ray é o primeiro modelo eletrificado da história do esportivo, unindo um potente motor V8 ao sistema de tração elétrica dianteira para entregar aceleração instantânea e tração nas quatro rodas. Combinando tradição e inovação, o E-Ray demonstra como a eletrificação pode ampliar os limites da performance sem comprometer a essência da condução esportiva.

Na GMC, o destaque é para a imponente e tecnológica linha HUMMER EV, que inclui SUV e picape com desempenho off-road extremo, além da inovadora Sierra EV, que redefine os limites do que um veículo elétrico utilitário pode oferecer, também com autonomia elevada.

A linha HUMMER EV, por sua vez, passa a contar com o modo King Crab, uma funcionalidade avançada de esterçamento traseiro que aprimora a capacidade de manobra em trilhas e terrenos extremos.

Esses modelos já contam com a tecnologia Vehicle-to-Home (V2H), que permite ao carro fornecer energia para uma residência durante apagões ou picos de consumo por meio de um carregador bidirecional exclusivo.

Tecnologia de ponta para uma mobilidade mais acessível
Para ampliar o acesso global à mobilidade elétrica, a GM acelera o desenvolvimento de soluções avançadas: células prismáticas de bateria com alto teor de manganês (LMR), desenvolvidas em parceria com a LG Energy Solution, oferecem 33% mais densidade energética que as melhores células de fosfato de ferro-lítio (LFP), mas com custo equivalente.

A produção nos Estados Unidos começa em 2028, com foco em picapes e SUVs elétricos de grande porte.

Condução semiautônoma e conectividade de nova geração
Presente em mais de 20 modelos das marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC, o Super Cruise oferece direção sem as mãos, trocas automáticas de faixa e suporte a reboque. Até o final de 2025, o sistema deve cobrir aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros de estradas mapeadas na América do Norte.

A GM também avança na era dos veículos definidos por software (SDVs) com sua Plataforma de Inteligência Veicular (VIP), que permite atualizações remotas, integração com casas inteligentes, conectividade V2X (veículo-para-tudo) e compatibilidade com serviços como OnStar, Google Built-in, myChevrolet e myCadillac, por exemplo.

IA impulsiona eficiência e segurança
A inteligência artificial tem papel cada vez mais central nas operações da GM. Em parceria ampliada com a NVIDIA, a empresa está integrando IA, simulações e computação de alto desempenho nos processos de desenvolvimento e fabricação de veículos.

Entre os destaques estão os gêmeos digitais das linhas de produção, que permitem otimizar operações por meio de simulações virtuais, e sistemas preditivos que identificam falhas em equipamentos com antecedência, aumentando a segurança e a eficiência.

Grande parte dessas inovações nasce no GM Technical Center, localizado em Warren (Michigan), um dos centros de engenharia e pesquisa mais avançados do mundo.

Multitecnologia e liberdade de escolha
A GM também reafirma seu compromisso com uma abordagem multitecnológica para propulsão. Além dos veículos totalmente elétricos e eletrificados, a empresa segue investindo no aperfeiçoamento de motores a combustão de alto desempenho, como o novo V8 atualmente em desenvolvimento para aplicações específicas.

A estratégia reconhece que a transição para a mobilidade sustentável deve ser guiada pela ciência, pela viabilidade econômica e, sobretudo, pela liberdade de escolha do consumidor.

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Sobre a Chevrolet:

A General Motors está acelerando o futuro da mobilidade com tecnologias avançadas que tornam carros, picapes e SUVs ainda mais seguros, inteligentes e sustentáveis. As marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC oferecem um amplo portfólio global de veículos a combustão inovadores, além da linha mais abrangente de elétricos da indústria, à medida que avançamos rumo a um futuro totalmente elétrico. Saiba mais em GM.com.