SÃO CAETANO DO SUL – O Tracker e a Montana dão mais um passo em prol da eficiência energética. O SUV e a caminhonete da Chevrolet estreiam atualizações mecânicas que elevam o torque em até 15% e reduzem o consumo de combustível em até 9%. Tudo isso com menor índice de emissões.
Em janeiro entra em vigor a próxima fase do programa de controle de poluentes, que estipula novos limites para gases de escapamento, partículas e ruído, bem como requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes em uso, entre outras disposições.
Os motores do Tracker passam a contar com injeção direta (DI) e atualizações de software que levam o 1.0T Flex de 116 cv a 121 cv, enquanto o 1.2T Flex vai de 133 cv para 141 cavalos – sempre com transmissão automática.
Em relação a aceleração de 0 a 100 km/h, o SUV da Chevrolet na versão topo de linha fica 1,4s mais rápido. A melhora no desempenho vem acompanhada de maior eficiência energética. Neste quesito, a economia de combustível é de quase dois tanques por ano, considerando a rodagem média do brasileiro.
O motor 1.2 Turbo da Montana ganha igualmente injeção direta (DI) e atualizações de software, por isso a potência também sobe de 133 cv para 141 cavalos. A picape, porém, é ofertada com diferentes tipos de transmissão.
Na configuração automática, a aceleração de 0 a 100 km/h está agora 0,8s mais rápida, enquanto na versão manual a evolução é de 0,6s, comparando com o modelo anterior.
“O segmento de SUVs e picapes atrai cada vez mais consumidores, inclusive pela evolução da performance desses tipos de veículo. Em função do trabalho que fizemos para a injeção de combustível e rendimento, o salto do motor 1.2T é maior, beneficiando tanto o Tracker quanto a Montana”, explica Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM.
Veja o comparativo entre as diferentes tecnologias e configurações do produto:
Motor 1.0T |
||||||
Potência |
Torque |
|||||
De |
Para |
Variação |
De |
Para |
Variação |
|
Gasolina |
116 cv |
117 cv |
1,2% |
16,3 kgfm |
18,3 kgfm |
12,3% |
Etanol |
116 cv |
121 cv |
4,7% |
16,8 kgfm |
18,9 kgfm |
12,5% |
Motor 1.2T |
||||||
Potência |
Torque |
|||||
De |
Para |
Variação |
De |
Para |
Variação |
|
Gasolina |
132 cv |
139 cv |
5,1% |
19,4 kgfm |
22,4 kgfm |
15,4% |
Etanol |
133 cv |
141 cv |
6,3% |
21,4 kgfm |
22,9 kgfm |
7% |
A seguir, confira os dados de desempenho do Chevrolet Tracker:
Tracker – 0 a 100 km/h |
|||
Gasolina |
De |
Para |
Variação |
1.0T |
11,8 s |
10,9 s |
7,6% |
1.2T |
11,1 s |
9,7 s |
12,6% |
|
Urbano (km/l) |
Rodoviário (km/l) |
||||
|
De |
Para |
Variação |
De |
Para |
Variação |
1.0T |
11,2 |
11,6 |
3,6% |
13,6 |
13,7 |
1% |
1.2T |
10,4 |
11,2 |
7,7% |
13,2 |
14,1 |
6,9% |
Tracker – consumo com etanol |
||||||
|
Urbano (km/l) |
Rodoviário (km/l) |
||||
|
De |
Para |
Variação |
De |
Para |
Variação |
1.0T |
7,8 |
8 |
2,6% |
9,6 |
9,8 |
2,1% |
1.2T |
7,2 |
7,7 |
7% |
9,2 |
10 |
9% |
A seguir, confira os dados de desempenho da Chevrolet Montana:
Montana – 0 a 100 km/h |
|||
Gasolina |
De |
Para |
Variação |
1.2T MT |
11,7 s |
10,9 s |
7% |
1.2T AT |
10,1 s |
9,5 s |
6% |
Montana – consumo com gasolina |
||||||
|
Urbano (km/l) |
Rodoviário (km/l) |
||||
|
De |
Para |
Variação |
De |
Para |
Variação |
1.2T MT |
12 |
12,3 |
2,5% |
13,6 |
13,7 |
0,8% |
1.2T AT |
11,1 |
11 |
-0,8% |
13,3 |
13,5 |
1,5% |
Montana – consumo com etanol |
||||||
|
Urbano (km/l) |
Rodoviário (km/l) |
||||
|
De |
Para |
Variação |
De |
Para |
Variação |
1.2T MT |
8,3 |
8,4 |
1,2% |
9,6 |
9,7 |
1,1% |
1.2T AT |
7,7 |
7,5 |
-2,5% |
9,3 |
9,7 |
4,3% |
Atualização constante
As novidades estreiam nos modelos Tracker e Montana produzidos a partir do fim deste ano, em linha com o compromisso da GM com a descarbonização do planeta, oferecendo produtos cada vez mais eficientes e sustentáveis.
Todos os carros da Chevrolet continuam a ser aprimorados mesmo depois de seu lançamento, graças à estrutura avançada de engenharia e de desenvolvimento de veículos que a empresa possui em solo brasileiro.
A evolução dos motores é um exemplo deste processo de melhoria contínua.
Com as últimas atualizações, o motor 1.0 do Tracker passa a entregar exatamente a mesma potência de propulsores com o dobro do tamanho que equipavam esportivos dos anos 1990, como o 2.0 do Kadett GSi (121 cv).
A mesma ordem de grandeza se aplica ao torque. Tanto o motor 1.2 do Tracker e da Montana quanto o 2.4 do Vectra de 2008 gera aproximadamente 23 kgfm de força.
De acordo com Fernández, este é o conceito do downsizing: reduzir o tamanho dos motores para aumentar a performance e a eficiência. O turbo, a injeção direta e os sistemas de gerenciamento por software são fundamentais para este progresso.
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Sobre a Chevrolet:
Fundada em 1911 em Detroit, a Chevrolet é hoje uma das maiores marcas de automóveis do mundo. Os modelos Chevrolet incluem veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética. Oferecem design, desempenho e tecnologias avançadas, incluindo recursos de segurança passiva e ativa, com foco na melhor relação custo-benefício. Mais informações sobre os modelos Chevrolet podem ser encontradas no site Chevrolet.