SÃO CAETANO DO SUL – A Chevrolet está dando o maior salto de conectividade veicular no Brasil. A marca triplicou para 90% o percentual de veículos equipados de série com o exclusivo sistema OnStar, que oferece serviços por assinatura com foco em conectividade avançada, segurança, emergência e proteção patrimonial.
Com isso, a expectativa é que até o fim deste ano a Chevrolet seja a primeira fabricante do setor a atingir 500 mil automóveis conectados ativos no país. Afinal, também é pioneira na produção de veículos com a tecnologia OnStar, cuja primeira geração foi lançada nacionalmente em 2015.
Desde então, vários novos recursos estão sendo incorporados ou aprimorados, transformando positivamente a experiência do usuário a bordo. Todo importante lançamento de produto da Chevrolet sempre vem acompanhado de alguma novidade referente a conectividade.
E não foi diferente na recente apresentação da Nova Silverado. Ela inova pela central multimídia já compatível com o sistema Google Built-In, que, entre outras vantagens, independe do uso de um smartphone para acessar aplicativos, assistentes virtuais e serviços de streaming.
Assim como os próximos veículos premium da Chevrolet, a picape já conta com uma arquitetura eletrônica mais sofisticada que permitirá, no futuro, atualizações remotas bem mais abrangentes, que vão desde o estilo do painel digital até o software de gerenciamento do motor.
“A atualização remota abre um mundo de novas possibilidades para o consumidor, que poderá ter à disposição um leque de opções para otimização e a customização eletrônica do veículo, sem a necessidade de se deslocar até uma oficina”, explica Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.
Conhecido também como Over-The-Air (OTA), esta funcionalidade do OnStar está presente em todos os modelos da Chevrolet com conexão via internet, ofertadas desde versões de entrada do Onix até o elétrico Bolt EUV – o próximo a adotar este tipo de tecnologia será o Novo Spin, que está em fase de desenvolvimento para ser o mais surpreendente crossover de sete lugares neste sentido.
A Chevrolet já promoveu mais de 650 mil operações de melhorias remotas nos últimos quatro anos, em linha com a disseminação da frota de carros conectados na região e o surgimento de novas soluções, incluindo as que reforçam a proteção cibernética.
Assim que uma nova atualização é disponibilizada para o veículo, uma mensagem aparece na tela da central multimídia. O usuário pode optar por descartar a operação, adiá-la ou executá-la imediatamente. Neste caso é necessário aguardar aproximadamente 10 minutos até que o novo sistema operacional esteja completamente carregado, e o carro possa ser novamente ligado – o processo de atualização é semelhante ao de um smartphone.
Proteção, tecnologia e conectividade o tempo todo com você
Os serviços OnStar fucionam de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia. Um dos seus diferenciais competitivos está na estrutura de inteligência artificial e no atendimento humano, que inclui uma célula especializada em emergências.
Até porque o OnStar oferece o serviço de resposta automática em caso de acidente. Sensores no carro são capazes de identificar uma colisão mais grave e informar o local exato da ocorrência à central de atendimento, para que ela providencie resgate, se necessário. O contato com os ocupantes é feito por meio de uma linha telefônica própria do automóvel.
Outro serviço interessante é o auxílio na recuperação veicular em caso de roubo. Ao identificar uma situação de arrombamento, o carro está preparado para alertar imediatamente a central de atendimento, que verifica a situação junto ao proprietário. Com sua devida autorização, o OnStar passa a monitorar o deslocamento do automóvel para compartilhar a informação exclusivamente com as autoridades competentes. Comandos para limitar a velocidade e bloquear o motor podem ser enviados via internet para facilitar o trabalho da polícia também em caso de furto.
O sistema OnStar potencializa a conectividade avançada ao oferecer sinal mais potente de internet para o Wi-Fi nativo do veículo. Por ter antenas externas amplificadas, os modelos da Chevrolet são capazes de manter uma conexão bem mais estável do que a média. Outra vantagem da tecnologia utilizada pela marca é que ela se mantém em banda larga caso o usuário receba uma ligação telefônica. Até sete aparelhos podem ser conectados ao roteador simultaneamente.
Além disso, o OnStar viabiliza o uso do aplicativo myChevrolet. Por meio dele o usuário pode comandar funções do veículo à distância, como acionar a ignição para a pré-climatização da cabine. Também é possível realizar um diagnóstico eletrônico para obter informações sobre a pressão dos pneus, o status dos principais sistemas e o nível de combustível - ou da carga da bateria no caso dos veículos elétricos. Além disso, o App permite consultar a localização instantânea e determinados parâmetros de condução, com dicas de direção mais eficiente.
“Nossas pesquisas apontam que 94% dos clientes OnStar julgam o serviço como excelente ou muito bom, sendo que metade dos consumidores Chevrolet foram diretamente influenciados por esta tecnologia, que ganha relevância num cotidiano cada vez mais digitalizado”, completa o diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.
Até pouco tempo, para um carro ser considerado completo, bastava ter um bom conjunto de itens de conforto e comodidade. Atualmente, o mercado começa esta análise pelo pacote de itens de segurança e de conectividade.
Conheça os principais recursos do OnStar:
Como parte da estratégia de ampliação da oferta de conectividade, os veículos da Chevrolet com OnStar contam com um período estendido de gratuidade para experimentação dos serviços, garantindo que o cliente da marca possa conhecer e usufruir da tecnologia.
Ao todo são quatro planos: Standard; Protect; Connect; Protect & Connect. Os valores e os conteúdo de cada um deles estão disponíveis numa página específica do site Chevrolet. Os benefícios podem variar conforme o modelo e a versão do veículo.
Como complemento ao OnStar, os veículos Chevrolet produzidos desde março já saem de fábrica equipados com o tag Sem Parar, em que o cliente tem direito a 12 meses de mensalidades gratuitas, pagando apenas o consumo. O Sem Parar é um meio de pagamento automático que facilita a vida do usuário na hora de passar em pedágios, estacionamentos e postos de combustíveis, evitando filas para o pagamento.
Para marcar este novo momento do OnStar, que inspira confiança, tecnologia e proximidade com o consumidor, a marca está atualizando a sua identidade visual, tornando seu logo mais plano e minimalista, reforçando a percepção de símbolo de conectividade avançada, segurança e proteção.
Subsidiária da GM, o OnStar é líder em inovação referente a serviços conectados por assinatura e possui mais de 22 milhões de clientes pelo mundo.
###
Sobre a Chevrolet:
Fundada em 1911 em Detroit, a Chevrolet é hoje uma das maiores marcas de automóveis do mundo. Os modelos Chevrolet incluem veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética. Oferecem design, desempenho e tecnologias avançadas, incluindo recursos de segurança passiva e ativa, com foco na melhor relação custo-benefício. Mais informações sobre os modelos Chevrolet podem ser encontradas em no site da marca.