DETROIT - O Chevrolet Corvette protagonizou um feito inédito no lendário circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, considerado o mais desafiador do mundo. Pela primeira vez, um fabricante de automóveis levou três versões diferentes de um mesmo carro, com três pilotos não profissionais, para registrar três tempos oficiais de volta em uma única visita.
A tarefa foi conduzida por três engenheiros da Chevrolet envolvidos diretamente no desenvolvimento desses superesportivos. Com ampla experiência e certificações avançadas de pilotagem, eles demonstraram o talento técnico e a paixão que impulsionam a engenharia de performance da General Motors.
O resultado? A Chevrolet bateu o recorde entre veículos produzidos nos Estados Unidos para percorrer os 20,8 km da pista, também conhecida como o Inferno Verde, pelo grau de complexidade e por ficar em meio a uma vegetação fechada.
O Corvette ZR1X completou a volta em impressionantes 6:49.275. Ao volante do modelo eletrificado com tração integral, Drew Cattell se tornou o piloto não profissional mais rápido na lista oficial de Nürburgring.
Brian Wallace, também engenheiro de dinâmica, marcou 6:50.763 com o Corvette ZR1 de 1.070 cv. Já Aaron Link, gerente de performance veicular, pilotou o Corvette Z06 — com aproximadamente 670 cv e o V8 naturalmente aspirado mais potente já usado em um carro de produção — cravando 7:11.826.
“Nenhum fabricante havia realizado uma tentativa como essa em Nürburgring”, afirma Mark Reuss, presidente global da GM. “Do desenvolvimento à produção, e agora no Inferno Verde, mostramos que não há limites para o que nossos engenheiros e veículos podem conquistar. Estes são os melhores Corvettes da história, ponto final.”
Bastidores da conquista
A jornada até Nürburgring virou tema de um documentário, o “Homegrown Speed: A Corvette Story”, que mostra os bastidores desde os testes no campo de provas de Milford, nos EUA, até as voltas no lendário circuito alemão. O filme destaca a intensidade do desafio.
Os modelos usados no desafio eram versões de produção, com as únicas modificações exigidas pelo circuito: arco de proteção, banco de competição com contenção total, extintor de incêndio e cinto de seis pontos.
Como o ZR1 e o ZR1X ainda não são vendidos na Europa, e o Z06 utilizado é exclusivo da América do Norte, os tempos foram registrados na categoria Protótipo/Pré-Produção.
Apesar de a Chevrolet não ter planos de oferecer esses modelos comercialmente no Brasil, a empresa está divulgando o documentário no país.
Engenheiros no comando
Aaron Link, Brian Wallace e Drew Cattell somam juntos 31 participações em Nürburgring ao longo do desenvolvimento de veículos da GM. Eles estão entre os profissionais mais experientes e certificados da empresa para aquele circuito.
“Criamos uma nova relação entre nossos carros, pistas icônicas e engenheiros. É assim que desenvolvemos nossos veículos”, explica Ken Morris. “Esses Corvettes não foram guiados por pilotos profissionais. Foram conduzidos pelos próprios engenheiros que os projetaram, calibraram e testaram. Brian, Aaron e Drew se tornaram pilotos de nível mundial — e ainda melhores engenheiros. Seus tempos agora estão entre os mais rápidos já registrados por não profissionais em Nürburgring. Isso é incrível.”
Confira o ranking dos carros de produção mais rápidos em Nürburgring: |
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# |
Tempo |
Modelo |
Categoria |
1 |
06:29.090 |
Mercedes AMG One |
Superesportivo |
2 |
06:43.300 |
Porsche 911 GT2 RS Manthey Performance Kit |
Esportivo |
3 |
06:44.749 |
Porsche 911 GT2 RS MR |
Veículo modificado |
4 |
06:48.047 |
Mercedes AMG Black Series |
Esportivo |
5 |
06:49.275 |
Chevrolet Corvette ZR1X |
Protótipo/Pré-Produção |
6 |
06:49.328 |
Porsche 911 GT3 RS |
Esportivo |
7 |
06:50.763 |
Chevrolet Corvette ZR1 |
Protótipo/Pré-Produção |
8 |
06:52.072 |
Ford Mustang GTD |
Esportivo |
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Sobre a GM:
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